quarta-feira, 1 de setembro de 2010

- Rei do Porto

Chegamos em Porto ontem por volta das 19:00 e a cidade é simplesmente apaixonante. Como se não bastasse a natural simpatia do povo Tripeiro, a cidade é muito bonita. Porto foi uma surpresa em nossa viagem. Não conhecíamos nada sobre a cidade e não tinhamos nenhuma indicação de roteiro turístico. Talvez por isso foi tão gostoso, pois nos surpreendeu.
Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas muito simpáticas, extremamente educadas e encantadas com o Brasil. Em nosso almoço hoje, fomos atendidos por um garçom* que só faltou sentar à mesa conosco. Ele tem casa de praia no Rio de Janeiro e é apaixonado pelo Brasil (olha que pelo que ele falou já conhece muitos lugares no mundo). No final, voltamos ao retaurante e tiramos uma foto com ele.
Com a pança cheia, saimos de barco pelo Rio Douro. Belíssimo e agradável passeio. Tem pontes magnificas cruzando o rio e ligando as duas cidades e se avista nas margens as casas e monumentos de Porto e Vila Nova de Gaia.
Em seguida fomos até uma cave da Graham´s (maior produtor de vinho do Porto) em Vila Nova de Gaia (cidade próxima a Porto. As duas se dividem pelo Rio Douro). Como muitos sabem, minhas primeiras bebedeiras foram alguns (muitos) copos de São Jorge em Jauá. Com o tempo fui aprimorando o gosto e passei a beber vinho Maravilha, passando pela cerveja e cheguei na Cuba Libre, disso nunca consegui passar até encerrar minha carreira com o álcool. Depois de um passeio pela Europa, apreciei uma boa cerveja e descobri a mais pura das bebidas depois da água: o vinho!
Não qualquer vinho!! Foi um Late Bottled Vintage Port, um vinho jovem que fica armazenado por um curto tempo, com pouco contato com a madeira e por isso tem um sabor forte das uvas. Nessa cave, pudemos conhecer Marisol, uma enóloga muito simpática que nos apresentou a produção do Vinho do Porto na região do Vale do Douro e nos ensinou a beber um vinho. Nos disse que todo ano vai ao Brasil e que é apaixonada por Salvador. Não perdemos a oportunidade e compramos um garrafa pequena para podermos apreciar numa ocasião especial(que muito provavelmente será o casamento ou um bacuri?!?!?!). Compramos também um livro sobre a produção de vinho do Porto. Foi massa! Primeiro que achei o vinho muito saboroso, depois que toda a estória que envolve a produção do vinho me encantou. Saí maravilhado!
Finalizada a incursão ao mundo do vinho, fomos para a Catedral da Sé, que fica no alto da cidade, com uma visão privilegiada. Tiramos muitas fotos e fomos para a loja do Porto(time de futebol). Na loja conhecemos Joaquim(segundo ele mesmo, nome típico português) também muito simpático. Ficamos um longo tempo conversando. O suficiente para que no final ele nos brindasse com um cachecol da torcida do Porto.
Finalizando nosso dia, passamos no velho mercado, compramos o que faltava para nosso café e voltamos para o hotel.
*Garçom em Portugal e tem casa de praia no Rio de Janeiro. Sem nenhum demérito(ou preconceito), mas quando que um garçon brasileiro vai ter uma casa de praia no Brasil? E na Europa?
Estamos muito bem
Álam Piter e Maria Gabriela

Um comentário:

  1. Meninos,
    Esqueci de dizer que poderia passar um ótimo roteiro turístico aí no Porto, afinal, minha chefinha é de lá, mais precisamente Vila Nova de Gaia. Maria, meu bem, traga-me um souvenir bm legal para minha nova casa, tá vizinha?!
    Beijos saudosos,
    A nova vizinha.

    ResponderExcluir