terça-feira, 3 de agosto de 2010

- Trigésimo terceiro dia de viagem



Palácio de Versailles
Hoje chegamos exatamente na metade de nossa viagem. Infelizmente amanhã vamos iniciar a parte final de nossa estadia europeia. Em nossos dias vemos a todo momento a civilidade europeia que nos encanta e nos deixa balançado em voltar para o Brasil. O europeu aparenta curtir a vida nas coisas simples que deixamos de valorizar em nosso dia a dia...seja num simples piquenique à margem do Rio Sena, lendo um livro no parque ou simplesmente caminhando pelos jardins vendo o tempo passar.
PARIS É LINDA!!!!

Hoje iniciamos nosso dia no Palácio de Versailles. Ficamos um pouco decepcionados. Como o francês não consegue ser eficiente como os ingleses?! Parece que a cidade tem dificuldade em receber turistas. As filas gigantescas e sem eficiência. Ficamos duas horas na fila para conseguir entrar no palácio. Em nossa frente tinha uma senhora francesa que estava indignada. Ela nos falava a todo momento, que estava em Londres e que não pegou fila em nada. Concordamos na hora.

Depois de tanto esperar conseguimos entrar no palácio. É estupendo logo quando vc chega é de uma grandeza sem igual no Brasil, do tamanho da vaidade de Luiz XIV.
Palácio de Versailles
Depois de percorrer todos os comodos do palácio (detalhe que saímos às 16:30), fomos para a Catedral de Notre Dame. Na estação de trem a mulher perguntou se eramos árabes, acho que foi por causa da barba e o nariz grande(quando chegar em Portugal, vou deixar apenas o bigode. Daí vão me perguntar: Vc tem uma padaria?).

Catedral de Notre Dame

Quando chegamos na catedral, já estava fechada. Apreciamos apenas pelo lado externo, com a promessa de voltar amanhã no primeiro horário às 7:45 (só quero ver!!). Saímos da catedral e fizemos o mais legal do dia: caminhamos à beira do Rio Sena. Eu de fato fico encantado com esses momentos. É muito gostoso! Ficamos sentados por um longo tempo. Os dois calados, só curtindo o momento... até que o silêncio foi interropido pela necessidade de irmos embora. Decidimos ir para o Hotel caminhando, pois tinha lido no site dos mochileiros que Paris é melhor a pé. Na caminhada vimos a Universidade de Sorbonne (tiramos foto, é lógico!!) e passamos pelo Jardim de Luxemburgo (que é muito bonito). Não demos continuidade à caminhada, pois ficamos perdidos e caminhamos demais de forma desnecessária e pegamos um bus para voltarmos para o Hotel.

Estamos muito bem,

Paris é linda. Paris é limpa. Ela nos encanta.

Álam Piter e Maria Gabriela

3 comentários:

  1. eu quero a foto da sorbonne!!! daí sairam os melhores psicologos do muuundo! que inveja!
    bom receber noticias de vcs, estou com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Vale muito a pena entrar em Notre Dame! É incrivel! Vão meeeesmo! Tudo é grandioso...
    bjo nos 2!

    ResponderExcluir
  3. Paris é o alojamento constante dos meus sonhos de viagem.. só pra andar pelas ruas mesmo, caminhar, ouvir, sentir, ver.. aí, até as placas da rua me encantam, já que adoro o idioma.. entrar num ônibus e ouvi-los falando, tentar algumas palavras e haver comunicação, deslumbrar-me com estar em Paris.. hehe.. Paris é linda!

    ResponderExcluir