domingo, 15 de agosto de 2010

- Veneza - Roma - Florença - Milão

Galera!! Primeiro temos que nos justificar pelo motivo da ausência de postagens. Em Veneza, Roma, Florença e agora Milão fomos “enganados” pelos sites dos Hoteis. Em todos nos informavam que tinha internet Wi-fi, quando na verdade era um maior trampo acessar ou pagar uma fortuna para acessar. Resultado: estamos sem postagem no Blog, sem contato com a família e agora uma postagem gigante para vocês lerem.

Em 14/08 saímos de Nice e fomos em direção à Itália. A viagem do trem é muito gostosa, fomos margeando o litoral do Mar Mediterrâneo até Genova, para em seguida tomar direção para a costa leste da Itália. Uma região muito bela. Vimos montanhas, uma vegetação cheia de pinheiros e uma oportunidade de conversarmos muitas besteiras, pois em nosso vagão éramos só nós dois. Nossa primeira cidade foi Veneza. Chegamos por volta das 18:00, deixamos nossas malas no hotel e fomos curtir a cidade. Fizemos uma caminhada rápida pela cidade e paramos num restaurante típico italiano. Comemos uma massa, acompanhada de um vinho (a Itália e a França estão tentando me convencer a tomar vinho) .

O restaurante era bem típico. Inclusive o dono. Era um cara meio tirado a garanhão, que falava quatro idiomas: francês, inglês, espanhol e o italiano. Fiquei logo invocado com o restaurante. Lembrei daqueles filmes, que o casal vai passar lua-de-mel em Veneza e a mulher acaba se encantando pelo italiano. HAHAHAHAH!!!! Saímos do restaurante e fomos ligar para nossos pais para desejar-lhes felicidades. Lógico!! Não consegui falar no Monte Serrat!! Em seguida fomos dormir...

O sono foi tão profundo, que acordei às 6:30 da manhã crente que já eram 10:00. Resultado: dei um pulo da cama e acendi a luz para ver direito as horas. Maria pensou que tivesse acontecido algo. Fiquei apenas preocupado!! Pois nossa estadia em Veneza já ia ser curta, e a gente acordando tarde!! É o mesmo de jogar dinheiro fora!! Levantamos, tomamos o Nescafé (uma merda...) com uns biscoitos, mel e geléia.

Conselho para Veneza: conheça a praça São Marcos, depois faça uma caminhada durante horas, entrando e saindo das ruas sem se preocupar com a direção e horário. Quando você achar que esta perdido, pode pegar o mapa e se localizar. Isso é muito bom!! Você acaba conhecendo uns becos, casas e se estiver na cia de uma arquiteta, vai perceber a influência árabe na arquitetura de Veneza. Fizemos exatamente isso pela manhã. Se tiverem dinheiro, podem fazer um passeio de gôndola que custa 100,00 euros (simplesmente duas diárias do hotel que ficamos). Quando paramos para comer, já eram umas 14:00. Compramos um wrap e sentamos no chão para almoçar. Conselho para Europa: as refeições têm sempre dois preços. Um para quem vai comer no local e outro para levar. Nunca comam no local. Fora, que o legal é sentar em locais públicos, tais como: as praças, as margens dos rios, os jardins e qualquer lugar no chão. Restaurante tem no Brasil.

Depois do almoço fomos procurar uma igreja que a dona do hotel nos aconselhou. Realmente é bonita, mas muito longe dos monumentos europeus. Em seguida fomos resolver nossas vidas. Tínhamos que reservar nossos lugares no trem de Roma, Florença, Milão e Barcelona e ainda pegar nossas malas no hotel, pois nosso trem para Roma saia às 18:30. Tivemos um pequeno problema. O trem que faz Milão-Barcelona só sai dias de segunda, quarta e sexta. Tínhamos que pegar esse trem na segunda-feira dia 16/08, acontece que não tem mais reserva para esse dia, teremos que pegar na quarta-feira dia 18/08. Maria estava ao meu lado no trem, olhando e re-olhando o mapa da Europa para tomar a decisão ( vou contar um segredo: ela estava retada comigo. Acha que não estou nem aí, que fico sem me preocupar com nada e que não quero resolver os problemas). Agora me digam: vou me preocupar com o que? Se vamos ficar mais dia ou menos dia na Itália ou na Espanha? Para mim é tudo uma novidade!!!

Chegamos em Roma às 23:20 com muita fome. E adivinhem!?!? O único estabelecimento gastronômico que estava aberto? O MC Donald!! Foi nele mesmo, véi!! Comemos dois cheeseburger cada um, com um milkshake e ainda uma batata frita (essa foi só eu, Maria esta de dieta.). Depois do lanche fomos para o hotel. Fiquei virado na p...o hotel é uma m...Primeiro, que a recepção fica num prédio separado dos quartos. Segundo, que só tem internet na área da recepção e não conseguimos acessar (o mesmo aconteceu em Veneza, por isso não postamos esses dias). Terceiro, porque o cara da recepção é um saco. Nos atendeu numa cara feia da p... Quarto, o ar condicionado não funcionava. Quinto, o café da manhã é ruim...cansei de tanto reclamar do hotel.
Mas Roma é legal em sua parte histórica. Acredito que as cidades da Itália foram feitas para caminhar, ou melhor, toda Europa deve ser feita a pé. Pela manhã(dia 10/08) fomos até o Coliseu (tentamos entrar, mas foi impossível, a fila estava muito grande), em seguida caminhamos pelas ruínas do Império Romano e fomos até o Circo Máximo. Por volta das 14:30 demos uma parada para almoço. Comemos num restaurante que foi aberto em 1936. Fiquei curioso para saber do proprietário como que o restaurante funcionou durante a II Guerra Mundial? Ele nos respondeu apenas que o restaurante era do seu avô e que não sabia dizer.
Terminado o almoço, fizemos uma caminhada de uns 40 minutos e chegamos à Fonte de Trevi. O prédio parecia ter sido uma grande rocha e que foi esculpido um edifício. A base é toda de pedra e é onde se localiza a fonte. No local, as pessoas jogam uma moeda e fazem um pedido. Maria jogou uma moeda de um centavo (mas era de libra) e fez seu pedido. Eu não joguei moeda. Mas fiz o meu também. Eu pedi, que o pedido dela fosse que a gente tivesse dinheiro para pagar toda essa nossa viagem.

Feito todos os pedidos, fomos para o Templo do Imperador Adriano. Um edifício de Colunas Jônicas, Dóricas ou Coríntias (Maria me explicou, mas não sei dizer qual o modelo). Em seguida, tivemos que passar no mercado para fazermos compras e voltamos para o Hotel.

No dia 11/08 cruzamos toda cidade de Roma a pé. Estamos curtindo esse negócio de caminhar. Somos dois errantes, andando pela Europa de mochila nas costas e pagando vários micos. Saímos de nosso hotel e fomos até o Vaticano. Na entrada tinha um cara fantasiado de morte. Não resisti . Tirei uma foto com ele. Essa, minha tia Noelia não vai perdoar. Depois de rezarmos muito na Basílica de São Pedro e comprarmos umas lembrancinhas para Dona Maria* e Dona Zilma (minhas avós) fomos para o museu do Vaticano. Na verdade as pessoas vão até o museu do Vaticano só para ver a Capela Cistina. O museu é uma eternidade de grande e todos vão passando pelas obras sem dar a menor importância, mas quando chega na Capela... é gente de todo o mundo e todas as religiões. Até as muçulmanas estava lá!!

Foi um dia estritamente de caminhada com roupas pouco apropriadas. Saímos nós dois enfeitados para conhecermos o Vaticano. Resultado: no final do dia o pé de Maria ficou inchado e vermelho. No dia seguinte pela manhã 12/08, ligamos para nosso plano de saúde na Europa para nos indicar um hospital. O local indicado desconhecia completamente nosso seguro. Tivemos que ir num hospital público.

Caetano estava certo. “Alguma coisa esta fora da Ordem. Fora da nova Ordem Mundial”. Nem toda Europa é primeiro mundo. Ao menos o que eu pensava de primeiro mundo. Local onde as pessoas tinham acesso a saúde e educação de qualidade, em que as diferenças sociais, raciais e culturais eram reduzidas. Fomos completamente mal tratados. A saúde na Itália é horrível, qualquer Hospital Público no Brasil atende melhor do que isso aqui (falo isso por experiência própria, pois fiquei um bom tempo sendo usuário da SUS). Ficamos 4 horas para sermos atendidos e não conseguimos. Tivemos que desistir pela demora. Quando fui reclamar, o guarda ainda fez cara de indiferença. Então dei um grito no meio do Hospital: Italian Hospital is bad. Very, very bad. O hospital parou para ver o que estava acontecendo.

Saímos do hospital e passamos numa farmácia. Uma italiana muito simpática nos atendeu e disse que isso é normal. Foi resultado de uma longa caminhada com roupas e tênis desapropriados. Ela nos indicou uma pomada e já esta tudo OK. Tia Jacy, de fato esta tudo bem. Cuidei muito bem de Maria. Como sempre falei demais e com razão. Antes de sairmos de Londres, falei com ela que o tênis não era ideal para longas caminhadas. Como sempre não me escutou e me chamou de chato.

Quando saímos da farmácia fomos para um Museu de uma arquiteta chamada Zaha Hadid. Que lugar legal!! Acreditem!!! Fiz observações interessantes do local e da exposição. Praticamente um crítico de arte.

Tudo aconteceu de forma positiva, inclusive estar na hora certa no lugar certo. Normalmente não assistimos à televisão, mas como tivemos um dia diferente acabamos por assistir. Tive a felicidade de saber que no dia 21/08 vai acontecer em Barcelona o jogo da Super Copa: Barcelona VS Sevilla. Simplesmente: NÓS COMPRAMOS OS INGRESSOS!!!! NÓS VAMOS ASSISTIR A ESSE JOGÃO DE FUTEBOL!!!! Fiquei chateado apenas porque minha bandeira do Baêa ficou em Londres.

Hoje 13/08 acordamos e pegamos o trem para Florença. Chegamos por volta das 12:30 e um italiano pouco gentil nos orientou errado como chegar no Hotel. Mandou-nos para um local distante e com poucas opções de transportes. Além disso, é agosto na Itália e não sei por qual motivo, tudo fica fechado. Os italianos sempre falam: “É agosto!! Não sei se vai estar aberto.”
Depois baiano é preguiçoso!!!

Estamos hospedados num Hotel Ibis que a internet wi-fi esta quebrada. Portanto nossas postagens ficarão um pouco atrasadas. No domingo chegaremos à Milão e espero que estejamos comunicáveis.

No dia 14/08 saímos do hotel por volta das 09:30 e fomos em direção ao ponto de ônibus, que por sinal era um tanto distante e estava chovendo muito. No meio do caminho, o olho biônico de Maria avistou uma Outlet de marcas, tudo em até 70%. Demos uma paradinha e fizemos umas compras para a galera, voltamos para o hotel para deixá-las e seguimos para o centro de Florença.

Inicialmente fiquei extremamente irritado com a cidade. Pois o ponto de ônibus não tinha proteção e estava chovendo muito. Em seguida fomos enrolados por um camelô que estava vendendo um produto e anunciando outro. Tivemos a infelicidade de comprar em suas mãos uma capa de chuva muito pequena e com bichinhos. Enquanto a que ele anunciava era do modelo grande. Fiquei chateado e quis o retorno do dinheiro, mas ele não aceitou. Isso nos deixou muito chateados. Itália é Brasil!!!

Mas estamos passeando e ficamos com o pensamento positivo de que iria acontecer algo muito bom durante o dia que iria compensar. E realmente aconteceu. Fomos até a Galeria da Academia, onde fica a estatua de David de Michelangelo. É quase real!!! E o local foi construído exclusivamente para essa obra, então deixa tudo ainda mais imponente. A iluminação é apropriada para que a pessoa visualize toda curva e os detalhes do corpo. Quando saímos seguimos para outra galeria, onde se encontra “O nascimento de Vênus”, obra de Botticelli e algumas obras de Leonardo Da Vinci. Nessa galeria, tinha um grupo de brasileiros conversando na fila(Gustavo, Carol e Viviane). Não resisti e tive que conversar com eles. A turma era muito legal!! Acabamos por passar o dia todo com eles, inclusive indo até a casa de Vivi (só brasileiro mesmo que tem essa cultura íntima, de conhecer e já ser convidado para ir a casa). Trocamos e-mail e demais contatos. Esperamos que possamos encontrá-los por mais vezes.

A Vivi mora em Florença. Ela veio para Itália sem falar nada de italiano e ficou. Isso foi uma “mão na roda”, pois tivemos a oportunidade de comer uma típica culinária da região Toscana e conhecer alguns lugares bem legais da cidade. O Gustavo e Carol, são casados e estão passeando pela Europa, irão ainda para Londres, Paris e Amsterdã. Notei que Maria se identificou completamente com as duas. Pois Vivi estuda design de interiores e se liga em moda. E Carol é uma figura!! Fala várias besteiras. Igualzinha a uma Maria que conheço. O Gustavo também é muito legal. Mas acho que ele ficou de saco cheio de mim. Eu só falava de Londres!! Acho que a Prefeitura de Londres deveria me contratar como divulgador oficial da cidade.

Atenção galera de Salvador!!! EU VOU VOLTAR CHATO PACA... MINHA REFERÊNCIA DE CIDADE É OUTRA AGORA.

Fomos numa praça que fica na parte mais alta da cidade, onde podemos avistar toda região. Nesse local tem uma boate que pode entrar de graça e a comida é a vontade. Está subentendido que a pessoa vai consumir bebida. Isso de fato é impressionante!!! Imagina um espaço em Salvador que apenas a bebida é paga e a comida fica à sua disposição?! Fiquei um pouco sentido de não poder entrar. Os baianos estavam de bermuda e chinelão!!! Tivemos que nos contentar e voltarmos para o hotel. Finalizamos Florença com a sensação de que tinha muito mais a explorar.

Em 15/08 tivemos que acordar cedo. Nosso trem era às 10:00 para Milão, não tínhamos mala arrumada e ainda o hotel era distante. Felizmente deu tudo certo e chegamos a tempo. Maria me surpreendeu!! Levantou no horário e agilizou tudo pontualmente.

No ônibus a caminho do Terminal, entrou uma senhora. Como de praxe, cedi meu lugar a ela, que ficou extremamente surpresa. Ela olhava para mim e dizia repetidas vezes: Grazie! Grazie! Já tínhamos comentado sobre isso em nossa viagem. As pessoas mais novas não sedem os lugares aos mais velhos. Por isso houve aquela surpresa dessa senhora. E isso nos deixa muito satisfeitos. O modo como nossos pais nos educaram, será a forma como nossos filhos serão educados. Não sei se foi certo ou errado...mas funciona.

Chegamos a Milão por volta das 12:30. Dessa vez o hotel é de fácil acesso, chegamos rápido deixamos nossas malas e fomos almoçar. A bagagem a cada lugar que passamos fica ainda maior, por isso estamos necessitando de uma nova. A mochila de Danilo não esta resistindo.

Fomos para o centro da cidade, pagamos uma verdadeira fortuna para almoçar, demos uma volta e voltamos para o hotel. Tentamos passar em algum mercado, mas é feriado e ainda estamos em agosto. Tivemos que passar em nosso santo salvador chamado MC Donald´s e compramos uns croissants para tomarmos café da manhã, mas infelizmente já comemos tudo.

Vamos permanecer com dificuldades de postagem, pois no hotel que estamos temos que pagar pela internet 15,00 euros um período de 24 horas. Nunca imaginei que ficaria tão dependente da internet!!

*Na verdade Dona Maria nem vai gostar do presente. Ela vai olhar e deixar de lado. Ela queria um batom ou qualquer acessório de Paris ou qualquer sandália que esteja na moda de Malhação.