terça-feira, 17 de agosto de 2010

- Itália e Encontros

Zaha Hadid (so cool)

Museu Maxxi - Roma

Museu Maxxi - Roma

Museu Maxxi-Roma
Esta é sem dúvida uma viagem de realização de sonhos... Por mais que Álam insista em dizer que nunca foi um sonho pra ele vir a Europa, não tem jeito! Tudo que encontramos por aqui, já vimos nos livros e na tv. Fora todos os clubes de futebol, que só de falar, ele já fica arrepiado. Infelizmente, acabamos de pesquisar para irmos à fábrica da Ferrari. Mas é distante e não queremos arriscar perder o trem para Barcelona...
A Itália, de uma maneira geral, foi um pouco frustrante. Talvez por fantasiarmos muito a respeito do primeiro mundo. Mas como diz Nilson, as pessoas das montanhas estão em todos os lugares! E ainda bem que para cada um que vem das montanhas, encontramos mais a frente uma outra pessoa muito gentil.
Por isso, posso dizer que a Itália, foi um momento de grandes encontros.Encontro com Veneza, tão bela. Encontro com a história em Roma.E com Michelangêlo e Rafael. Álias, emocionantes encontros com Michelângelo: Pietá, Capela Sistina e em Firenze, Davi. Belíssimo, quase real. Tiveram Da Vinci e Boticelli também. Da Vinci em cada esquina e em cada nome de rua e em quadros que eu nunca tinha visto antes.
Encontramos Vivi, Carol e Gustavo em Firenze também. Foi um grato encontro. Vivi nos apresentou Firenze com muita satisfação. E em português! E saimos de lá, com vontade de ficar um pouco mais...
Entre todos os encontros, foi particularmente marcante o encontro com Zaha (minha "colega" de AA). Zaha Hadid não é mocinha fácil não! Álias, para ser bem sincera, tirando as Melissas que ela já assinou e meia dúzia de projetos que estão construidos em uma realidade bem distante de mim, tinha algumas desconfianças a seu respeito. Achava que era tudo muito bonito e conceitual, mas pouco construtível, digamos assim. E depois de 3 semanas na mesma escola de arquitetura que ela estudou, fiquei ainda mais com "o pé atrás" a seu respeito. Aquelas fotos dela, aquele nariz de bruxa, e ainda assim, um sorrisinho com um ar "I'm so cool!"... Não comi nada!
Mas eis que em Roma, no museu Maxxi, para artes e arquitetura do século XXI, ela queimou minha língua! Ainda bem! É simplesmente fantástico! Amamos! Álam disse que foi de longe, o melhor lugar "desses arquitetos que eu gosto", que eu já levei ele.É único mesmo. E muito conceitual e está lá, CONSTRUÍDO! Acho que as imagens falarão mais do que se eu ficar aqui descrevendo a espacialidade do museu. De qualquer forma, queria compartilhar com vocês a emoção desses encontros.
Estamos muito bem e a caminho de Barcelona, para mais encontros emocionantes.
Maria e Álam

3 comentários:

  1. Fiquei tão arrepiada! rsrsrs
    Não vou mais ficar descrevendo o que vocês me fazem sentir com a felicidade de vocês, simplesmente, continuo torcendo que essa seja a primeira de realizações imensas e que eu possa estar sempre participando disso tudo de algum jeito.
    Meu casal de gordinhos, eu amo vocês, mesmo que vocês tenham ignorado toda importância de minha cidade! rsrs Eu e os Milaneses perdoaremos!
    P.s: Salvador está fazendo tanto frio que eu quase não consegui dormir, Maria, era sua chance de usar seu trench coat!
    P.s2: Alam Piterson, mandei o endereço de seu blog pro orkut de JP pra ele ver você agradecendo a ele seu sucesso na Europa!
    Fiquem bem e se cuidem!

    ResponderExcluir
  2. Oba!Agora vai ser Barcelona!
    Não deixem de ir ao Mercado La Boqueria, perto das Ramblas!É massa!
    bjo nos 2!

    ResponderExcluir
  3. Velho... cade vcs!!! Que aflição... Entro aqui tds os dias... Quando vcs não escrevem é como se vcs sumissem... Engraçado... Não vejo vcs nunca... Mas saber o que estão fazendo é como se falasse com vcs!!!
    Barcelona tb esta sem Net???
    Beijos

    ResponderExcluir