domingo, 18 de julho de 2010

- Décimo sétimo dia de viagem


Começamos nosso dia muito bem, levantamos às 9:00 tomamos o café e saímos. Quem nos fez começar bem o dia foi um senhor inglês, pois estavámos eu e Maria na esquina de casa com o mapa de Londres na mão e conversando, quando ele passou e nos perguntou: "Are you lost?" Daí dissemos que não e agradecemos. Mas achamos tão simpático da parte dele que o chamamos e pedimos ajuda. Perguntamos qual seria o melhor caminho para chegarmos em Baker Street...e esse foi nosso primeiro destino, a casa do grande detetive Sherlock Holmes.


Essa rua é muito famosa. Já foi tema de livro de Jô Soares. Quem nunca leu "O Xangô de Baker Street". É um livro muito bom para ler sem compromisso, é legal e a te prende.


O local é um museu com os pertences de Holmes. É muito bom. A casa é bem velha e quando vc anda o assoalho vaz uma zuada parecendo que vai desmoronar. A casa tem alguns bonecos de cera com imagens de Sherlock e seu fiel companheiro Watson. Na parte de baixo do museu tem uma loja vendendo replicas dos pertence deles.


Interessante como o Inglês consegue transformar tudo em comércio. Um conto literário se transformou numa atração na cidade. Imagina se na Bahia começarmos a comercializar os contos de Jorge Amado e transformarmos um de seus personagens em um ser existente?! Uma possibilidade interessante (não sei se existe algo desse tipo). Já pensou um museu de cera daquele livro de João Ubaldo Ribeiro "A casa dos Budas Ditosos"? Seria um sucesso!!

Quando saímos, fomos até o Design Museum nas margens do Tâmisa. Nesse museu tivemos um problema. Depois de termos andado muito, tive que aguentar Maria Gabriela lendo e anotando todas as obras. Enquanto ela estava no primeiro salão, lendo as primeiras obras, eu já estava na minha segunda volta pelo museu...depois de quatro voltas...já não aguentava mais e tive que recorrer a deus. Até que ela se satifez ao saber que a Africa não é apenas tribal. Tinha uma exposição sobre as cidades da Africa.

Já eram 4:00 PM e nós estavámos apenas com o café da manhã no estômago. Estava com muita fome (Jamile bem sabe o que é isso). Começo a ficar meio irritado. Daí fomos caminhando pelo Tâmisa procurando algo para comer. Até que tinham algums lugares, mas tudo muito caro. Precisavam ter visto, tudo com cara de rico. Continuamos nossa jornada até que...tava rolando um Festival de Cultura da Turquia. Tinham muitas barracas vendendo comidas e bebidas. Aproveitamos o momento para nos deliciarmos no que mais falo nesse blog: COMIDA!!! Compramos dois sanduiches do tamanho de uma vara que vende no Brasil, com Coca-Cola. Nossa tava muito bom(quando falei aqui com Maria sentimos fome novamente)!!

O festival estava acontecendo no meio de uns predios, próximo a Tower Bridge, em um jardim que tem no centro. Como de cultura do londrino, estavam todos curtindo deitados na grama e tomando banho de sol. Realmente é muito bom, pq na sombra faz um frio, daí quando vc fica no sol, é uma sencação que só presenciando para saber. Como já estavamos cansados, tirei a camisa e ficamos deitados na grama durante um longo período...o suficiente para ficarmos calados curtindo.

Levantamos e demos continuidade à nossa caminhada. Em Londres quando vc caminha passa por uns lugares que parecem área privada...parece playground de prédio, mas que na verdade são áreas públicas. A cidade foi construída para valorizar o rio. Ela cresceu em torno, são muitos eventos que acontecem às margens, com muitas opções de restaurantes, bares e cafés. Em Londres a sensação de segurança é constante. Passamos por uma escada que era um breu total, jamais passaria em Salvador num local como aquele, estava muito deserto, ficamos meio receosos...mas aquele era o caminho e seguimos. Quando decemos as escadas tinham outras tantas pessoas passando de um lado para o outro.

Para finalizarmos nosso dia, fomos tomar uma cerveja num PUB Inglês. Pedimos dois Chopps (o meu foi um da Foster´s e o de Maria foi Guiness) com amedoim e ficamos conversando. Esse chop foi o suficiente para me deixar um pouco "alto" para falar e fazer algumas besteiras(uma delas foi "plantar bananeira" em pela rua). No retorno para casa passamos no mercado e fizemos uma feira.


Estamos muito bem.


Álam Piter e Maria Gabriela

Um comentário:

  1. Alam piter como assim você ficou meio alto com um chopp depois de ter tomado uma tequila no dia da despedida de vocês e ter sobrevivido?! Que vergonha cunhado! A bolha do dedo melhorou? Vem k, como maria diz que tá emagrecendo se vcs só fazem comer?
    Beijos saudosos

    ResponderExcluir