segunda-feira, 26 de julho de 2010

- Viagem para Dublin


No final de semana que contabilizou nosso 23° e 24° dia de viagem, ficamos em Dublin, capital da Irlanda. Na sexta-feira dia 23 de julho nos encontramos na Liverpool Street Station para podermos ir juntos para o Aeroporto de Luton. O aeroporto fica um tanto distante, daí nos encontramos às 4:30 para o vôo que saíria às 8:30. Chegamos cedo e tudo procedeu como planejado. O engraçado é que no local de partida (aquele local onde fica o Free Shop) estava cheio de gente. As pessoas todas sentadas no chão e dormindo. Detalhe, Maria sempre fica louca no Free Shop.

Após nosso embarque, vivemos uma odisseia chamada Ryanair. Meu Deus do céu!! O que era aquilo? Qualquer Cia aérea brasileira do lado daquilo é primeira classe. As aeromoças tem um jeito particular de te atender. E vc não precisa comprar cigarro, bebida, revista, nada!! Tudo é vendido dentro do avião. A revista de bordo, elas te entregam e antes de pousar elas tomam de sua mão. Fora que o avião é mais apertado que o Terminal da França que pego para ir trabalhar. E não tem cadeira marcada!! Esta justificado o valor da passagem que pagamos.

Depois de tudo chegamos em Dublin por volta das 10:15. Nos ferramos. O ônibus que sai do aeroporto para nosso hotel tinha encerrado às 10:00. Daí tinhamos duas opções: ou pegar um taxi; ou fazermos uma nova odisseia e pegarmos trem, ônibus e fazermos uma caminhada( a vantagem do transporte público é que são todos integrados). Escolhemos a opção mais confortável: pegamos um taxi. O caso é que o rapaz no aeroporto informou que o taxi saíria uns 20,00 euros. O que não foi. Pagamos uma nova passagem de avião. O taxi saiu por 45,oo euros. Um absurdo!!!!

O primeiro pensamento que tivemos de Dublin: Cidade cara da p...!!! Antes de viajarmos já tinhamos lido que é uma das cidades mais cara da Europa. Constatamos: é muito cara.

Chegamos no hotel e dormimos muito bem. Ficamos hospedados na rede Ibis. Um hotel com um serviço excelente e barato. Na manhã seguinte, durante o café da manhã, Maria Gabriela cometeu uma garfe: na área para se servir tinha damasco, daí ela ficou à vontade de me falar que ia comer muito damasco, porque em Salvador é muito caro..."vou encher a pança...vou lavar a jega". Nesse momento, a moça que atende no café, nos perguntou se eramos brasileiros...resultado ela também era brasileira. Logo em seguida, chegou uma familia de brasileiros para o café. Eles também ficaram à vontade de falar:" pessoal famos comer bem agora, porque só vamos comer agora no final do dia". Não pude passar batido e disse: "Essa também é nossa técnica de viagem. Comer muito no café da manhã, para só comer depois no fianl do dia." Demos muitas risadas depois com essa situação e ficamos amigos da família brasileira.

No primeiro dia em Dublin, pegamos um ônibus e fomos até a fábrica da cervejaria Guiness, que sem dúvida é a maior tração de Dublin. A fábrica é muito grande e é um dos maiores prédios da cidade. Lá pudemos comprar uma lembrança para seu Machado (pq todo mundo que viaja traz para ele uma bebida?) e tomamos uma cervejinha juntos. Saímos da cervejaria e fomos até o Trinity College. Segundo o taxista, foi o local em que foram gravadas cenas de Harry Potter, mas a moça no local disse que isso não é verdade. Uma coisa é certa: se pudesse tirar foto do local, todo mundo iria acreditar. Fiquei muito preocupado...pensei que Maria ia querer ler todos aqueles livros, assim como ela sempre quer ficar lendo as plaquinhas nos museus... Quando saímos do colégio demos uma volta pela cidade, olhamos as lojas, fizemos uma compras e caminhamos....até encontrarmos o Parque Stephen´s Green...muito bonito, ficamos deitados na grama durante um longo tempo, tiramos muitas fotos legais, para em seguida irmos jantar.

No jantar estavamos procurando um PUB e chegamos a seguinte conclusão: nós não somos um casal para curtir PUB. Nada nos atraí, sempre tinha algum detalhe que não nos atendia...desistimos e comemos numa Hamburgueria Gourmet. Em seguida voltamos para o hotel de LUAS (nome que se dá ao ônibus elétrico de Dublin). Fomos para o hotel e dormimos muito bem.

No domingo acordamos, tomamos café e fomos direto para o Castelo Malahide. O jardim do castelo tem uma cor muito forte. Na verdade, a Irlanda é verde. Não sei se é por isso que tem essa cor na bandeira irlandesa. Talvez seja por isso também que no dia de Saint Patrick todo mundo se veste de verde. É muito bonito.

Quando saímos do Castelo, fomos até a praia da Irlanda. Que praia feia!! O pior dia de praia de Salvador, não se compara ao melhor dia de praia irlandesa. Mas vamos abstrair, pq não vimos para Europa achando que iamos encontrar alguma praia legal. O interessante é que pude dançar a música local e divertir a minha mulher. E como tudo por aqui...nossa praia acabou em jardim. Tinha um gramado na beira da praia, com muito churrasco(Meu pai, Maria fez questão de tirar foto do churrasco) e muita gente curtindo som e uma Ferrari que estava exposta.

Churrasco comido, muitas fotos da Ferrari e Maria se zangando pq eu reclamo de tudo...fomos até outro castelo do lado oposto da cidade...não vimos nada pq já tava fechado. Tivemos que voltar para o centro da cidade e pegar o ônibus para o Aeroporto. Nosso fim de semana em Dublin estava chegando ao fim. Tiramos algumas fotos dos prédios e fomos até a rodoviária. Paguei 0,20 euros para ir ao sanitário horrível, todo sujo e nada funcionava.

Chegamos no aeroporto, encontramos a família brasileira que estavam vindo para Londres (na verdade o casal mora aqui) e tivemos a felicidade de sentar na saída de emergência. Foi a glória!! Pois como todos sabem é o local mais folgado do avião. Recebemos uma apagação da aeromoça pq ficamos batendo "papo" na hora das intruções de segurança.

O avião pousou em Londres por volta das 11:30. Já não tinha serviço de trem, nem de metrô. Só o ônibus funcionava...conclusão, chegamos em casa às 2:30 da manhã tendo que caminhar com mochila pelas ruas de Londres com total segurança.


Estamo muito bem.


Álam Piter e Maria Gabriela.

Um comentário:

  1. Olá meninos, já li as aventuras em Dublin e aguardo as fotos. Por aqui estamos também bem, fora a saudade. Maria, tenho umas encomendas, me diga qual o melhor meio de solicitá-las, afinal sei que essa semana as compras vão rolar.
    Beijo e cheiro.

    ResponderExcluir